Do projeto à patente

leonardo-da-vinci-science-wallpaper2

Uma patente é um documento de garantia temporária do Estado de que terceiros não possam usar, produzir, vender ou vincular um produto ou processo de propriedade intelectual sem a licença do portador da patente. É direito garantido, após a devida análise por técnicos e especialistas, que vale por certo tempo a partir do seu pedido e depósito, dependendo do tipo de patente. É um instrumento importante que garante o estímulo ao desenvolvimento tecnológico por recompensa aos inventores e aos desenvolvedores industriais, protegendo o seu retorno financeiro, e pode ser transferida a terceiros.

Porém, para fazer o pedido da patente junto à Diretoria de Patentes do INPI (DIRPA), é necessário, além do formulário de Depósito do Pedido de Patente e do comprovante de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), a apresentação do conteúdo técnico da invenção. É preciso confeccionar um Relatório Descritivo, com toda a especificação técnica, com a ajuda de desenhos (se necessário), de forma que um técnico seja capaz de reproduzir o produto. Além disso é necessário o quadro de reivindicações, que explicita sucintamente que tipo de defesa se deseja com o pedido.

Muitas vezes a apresentação deste conteúdo técnico exige conhecimento específico dos parâmetros de projeto. Para que o pedido de patente seja aceito, a ideia deve ser viável e bem desenvolvida, e é aí que entra o serviço de Engenharia Mecânica. Nós da TECMEC somos capazes de oferecer análise técnica do projeto, confeccionar os desenhos técnicos, aperfeiçoar projetos já existentes, ou mesmo desenvolver tecnicamente uma ideia que o cliente não tem recursos de detalhar.

fcb84c60cdc52521cee466a3d974017a

Grande parte dos clientes da TECMEC nos procura com intuito de desenvolver sua ideia e fazer seu pedido de patente, tendo garantido nos nossos contratos o sigilo de propriedade intelectual protegido por lei. A TECMEC também trabalha com pesquisa de originalidade da ideia, conferindo se algo já foi desenvolvido com as mesmas características do projeto, bem como uma primeira orientação para o registro da patente, como documentação necessária e aconselhamento.

Temos também na nossa carta de serviços o novo serviço de Diagnóstico. Analisamos a viabilidade da sua ideia e apresentamos um relatório com a nossa proposta de solução, com análise de todas as soluções pensadas juntamente com os critérios de escolha para a melhor solução. É o primeiro passo do nosso trabalho nos projetos, que daí em diante se firmam no trabalho propriamente dito de desenvolvimento e cálculo.

Para mais informações sobre o processo de pedido de patentes, visite o site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial): http://www.inpi.gov.br/servicos/perguntas-frequentes-paginas-internas/perguntas-frequentes-patente