O que é um DT e para que você precisa dele?

pecas_isometricas_b

Para que um fabricante possa confeccionar uma peça ele necessita de certas especificações, tais como: forma, dimensão e posição. O Desenhista utiliza-se do Desenho Técnico(DT) a fim de repassar ao fabricante as informações necessárias para que o processo de fabricação seja efetivado com a devida eficiência, para que o produto final saia exatamente como foi concebido no projeto.

  • Há um modelo padrão nacional de Desenhos Técnicos?

Sim! O processo de comunicação desenhista-fabricante deve cumprir especificações propostas, no Brasil, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), órgão público responsável por padronizar desenhos técnicos.

  • DTs versus Desenhos Artísticos

A principal diferença entre desenhos técnicos e desenhos artísticos reside na função daquele de ser compatível (o máximo possível) com a realidade, uma vez que este atesta especificações necessárias para a concretização futura da peça desenhada.

  • Os DTs no século 21

A partir do constante desenvolvimento da tecnologia, possibilitou-se a renovação de métodos de confecção de desenhos técnicos. Antigamente, eram feitos à mão e auxiliados por instrumentos simples, tais como régua T, compasso, transferidor, entre outros. Atualmente, são feitos por sistemas inteligentes tais como os softwares de desenho CAD (modelagem 2D), CAM (modelagem 3D), Solid Works (abordando os dois tipos de modelagem com o adicional da ferramenta de montagem de peças), etc. Deste modo, DTs contemporâneos podem ser feitos com melhor qualidade e quantidade em um prazo determinado de tempo.

espec261

  • A importância dos DTs para A TECMEC

A TECMEC faz recorrente uso de desenhos técnicos, confeccionados por softwares atuais e inteligentes já abordados nesse texto. Trabalhamos com DTs em prototipagens, por exemplo. Ao mandar confeccionar uma peça específica de um protótipo, seja em impressão 3D, cortes em acrílico ou algum metal, faz-se necessária a confecção de um desenho com suas medidas. Um de nossos serviços é justamente a confecção de desenhos técnicos para clientes que têm um produto e precisa de dimensionamento e/ou representação gráfica desse. Naturalmente, também fazem parte do processo final de qualquer projeto que elaboramos desde o início, sendo a sua concretização em si e são entregues ao cliente ao final do projeto. São, portanto, de extrema importância para a capacitação de nossos membros, contribuindo, assim, para uma empresa de gerenciamento de projetos referência no MEJ (Movimento Empresa Júnior).